Rap Nacional






O que é, o que é?
Clara e salgada,
cabe em um olho e pesa uma tonelada.
Tem sabor de mar,
pode ser discreta.
Inquilina da dor,
morada predileta.
Na calada ela vem,
refém da vingança,
irmã do desespero,
rival da esperança.
Pode ser causada por vermes e mundanas
ou pelo espinho da flor,
cruel que você ama.
Amante do drama,
vem pra minha cama,
por querer, sem me perguntar me fez sofrer.
E eu que me julguei forte,
e eu que me senti,
serei um fraco quando outras delas vir.
Se o barato é louco e o processo é lento,
no momento,
deixa eu caminhar contra o vento.
Do que adianta eu ser durão e o coração ser vulnerável?
O vento não, ele é suave, mas é frio e implacável.
(E quente) Borrou a letra triste do poeta.
(Só) Correu no rosto pardo do profeta.
Verme sai da reta,
a lágrima de um homem vai cair,
esse é o seu B.O. pra eternidade.
Diz que homem não chora,
tá bom, falou
ou vai pra grupo irmão aí,
Jesus chorou!
Racionais Mc's (Jesus Chorou)
__________________________________________________
As pessoas vêem o rap como musica marginal, algo sem cultura, sem conteúdo, "coisa de bandido"...
Considero o rap como: recitar a realidade.
"Realidade de quem? Eu não sou bandido!"
Você pode ligar a televisão a tarde em um canal de noticias e não se assustar com tanta violência, morte, sofrimento, mas quando a história é narrada de perto por quem realmente sofre com as injustiças e indiferenças da nossa sociedade, colocando nos dentro de um contexto desfavorável: O Susto!
Outras justificações discriminam também esta arte como citar os "palavrões" sendo algo vulgar e sem ética, varias pessoas do mundo inteiro se expressam utilizando esse recurso, porém, quando se refere a uma classe mais baixa logo é associado com marginalidade.
Não é preciso ouvir, mas respeitar.
Grandes escritores criticavam a sociedade com seus livros, poemas, crônicas... O Rap faz criticas utilizando sons e rimas, a intenção é a mesma?

"porque você não pega um texto complexo e entra na mente de um "marginal" e tenta refletir como tal sobre o texto?"



Coragem para lutar pelos direitos, poucos tem.




Comentários